MENAC – Mecanismo Nacional Anticorrupção

Estratégia Nacional Anticorrupção considera como prioridade para a prevenção e combate à corrupção “melhorar o conhecimento, a formação e as práticas institucionais em matéria de transparência e integridade» e preconiza «a criação de um programa sustentado para o ensino básico e secundário, ajustado a cada ciclo, que concretize a centralidade que esta temática justifica”.

A escola constitui um fundamental contexto para a aprendizagem e o exercício da cidadania para o qual o processo educativo deve contribuir para a formação integral de pessoas. Sucessivos Governos reconhecem a relevância da área Educação para a Cidadania, que tem vindo a contar com a colaboração de diversos organismos e instituições públicas e com diversos parceiros da sociedade civil, para a produção de documentos que se constituem como referenciais na abordagem das diferentes dimensões de cidadania. É, pois,  necessário ajudar a capacitar os alunos na compreensão dos valores e regras que devem fundamentar as suas ações em sociedade envolvendo nesses esforços toda a comunidade educativa (professores, funcionários, encarregados de educação) contribuindo, deste modo, para a construção de uma sociedade mais justa, sustentável e democrática.

Ler mais em: https://mec-anticorrupcao.pt/

-----------------------

AEF – Agrupamento de Escolas de Fronteira

Regime Geral de Prevenção da Corrupção (RGPC):

CÓDIGO DE CONDUTA

PLANO DE PREVENÇÃO DE RISCOS DE CORRUPÇÃO E INFRAÇÕES CONEXAS

CANAL DE DENÚNCIAS - Canal - No caso de optar pelo anonimato, por favor, coloque uma conta de correio eletrónico inexistente no campo do formulário “Endereço de e-mail” – exemplo: escola@escola.com

PLANO DE FORMAÇÃO

Última alteração: quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025 às 00:45