SUPERVISÃO PEDAGÓGICA
O Glossário "SUPERVISÃO PEDAGÓGICA" apresenta esta medida numa perspetiva de escola, enquanto comunidade aprendente, visa o acompanhamento, a dinamização e desenvolvimento qualitativo da escola e de todos os que nela trabalham, através da interação de aprendizagens individuais e coletivas, permitindo criar espaços e oportunidades para a construção do conhecimento e partilha de experiências.
Nesta base pretende-se que cada docente partilhe boas práticas e realize reuniões de reflexão, contribuindo, desta forma, para a divulgação do trabalho colaborativo efetivado no Agrupamento..
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B - GUIA DE BOAS PRÁTICAS | ||
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EQUIPA OPERACIONAL
GUIA DE BOAS PRÁTICAS
RECURSOS PARA A MELHORIA DA PRÁTICA LETIVA (PARTILHA) O Guia de Boas Práticas “Autonomia e Flexibilidade Curricular” faz parte da Supervisão Pedagógica do Agrupamento de Escolas de Fronteira. Compreende a sugestão de ações práticas, dirigidas ao professor e ao aluno, para que possam contribuir, através de pequenas ações, para tornar a sua escola mais sustentável.
As sugestões apresentadas ao longo do guia são acompanhadas por curiosidades e factos destinados a fomentar boas práticas de supervisão entre os docentes; contribuir para o melhoramento da eficácia da ação educativa e fomentar a articulação e partilha intra e interdepartamental:
Pretende-se:
Este guia pretende ser um suporte eminentemente prático para que o agrupamento de escolas possa participar e contribuir para a promoção da colaboração entre docentes.
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C - SUPERVISÃO PEDAGÓGICA (RELATÓRIO) | ||
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SUPERVISÃO PEDAGÓGICA
SUPERVISÃO PEDAGÓGICA (RELATÓRIO)
3.º PERÍODO / ANO LETIVO 2023-2024 É cada vez mais solicitada aos professores a capacidade de serem “capazes de desenvolver uma profissionalidade que assente não exclusivamente no intercâmbio direto com os “seus” alunos, mas também na interação alargada com outros profissionais, quer da sua área de intervenção quer de outros domínios com ela relacionados” (Lima, 2007:151-152).
É com base nesta premissa que o presente relatório pretende ser o reflexo da partilha de Boas Práticas instituídas no Agrupamento de Escolas de Fronteira. Pretende, ainda, espelhar a mudança e a adaptação, aos tempos modernos, baseando-se em práticas de colaboração que emergem, como cruciais, no processo de crescimento do professor e, consequentemente, de uma escola, mostrando que este é um Agrupamento de práticas inovadoras, contrapondo a ideia de Perrenoud (2002:96) ao afirmar que pode-se ensinar vinte anos ao lado de um colega sem nunca ter falado com ele sobre pedagogia e sem saber mais sobre as suas práticas do que simples rumores.
É essencial que os professores aprendam uns com os outros, partilhem ideias, experiências e boas práticas, de forma a crescerem e inovarem as suas ações, pois, e de acordo com Fullan e Hargreaves (2001), a falta de colaboração entre os professores condiciona a partilha de ideias e de práticas educativas suscetíveis de incutir novos e mais adequados procedimentos no processo de ensino, que visam o sucesso da aprendizagem dos alunos.
A supervisão pedagógica vista numa perspetiva de escola, enquanto comunidade aprendente, visa o acompanhamento, a dinamização e desenvolvimento qualitativo da escola e de todos os que nela trabalham, através da interação de aprendizagens individuais e coletivas, permitindo criar espaços e oportunidades para a construção do conhecimento e partilha de experiências.
Nesta base pretende-se que cada docente partilhe boas práticas e realize reuniões de reflexão, contribuindo, desta forma, para a divulgação do trabalho colaborativo efetivado no Agrupamento.
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