AUTOAVALIAÇÃO
O Glossário “AUTOAVALIAÇÃO” é o espaço onde é possível conhecer os procedimentos implementados pela Equipa de Autoavaliação na monitorização das práticas educativas no Agrupamento. Assim, poderá conhecer: o PLANEAMENTO ESTRATÉGICO, o PLANO DE AÇÕES DE MELHORIA (PAM – Inicial – Intermédio - Final) e o RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO INTERNA.
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B. PLANO DE AÇÕES DE MELHORIA (PLANEAMENTO / RELATÓRIO) | ||
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EQUIPAS OPERACIONAIS / EQUIPA DE AUTOAVALIAÇÃO
PLANO DE AÇÕES DE MELHORIA (PLANEAMENTO / RELATÓRIO)
3.º PERÍODO / ANO LETIVO 2023-2024 (PLANO FINAL) O presente Plano de Ações de Melhoria (PAM) resulta do Relatório de Avaliação Externa 2014/2015 e da avaliação do PAM do ano letivo anterior.
O PAM foi elaborado pelos Coordenadores das Equipas Operacionais em articulação com a Equipa de Autoavaliação e a Direção e permitirá a definição de novas estratégias mobilizadoras da melhoria da organização escolar e das práticas profissionais, com repercussões na prestação do serviço educativo.
Este documento incorpora um conjunto de estratégias com a principal finalidade de melhorar o funcionamento e o desempenho da organização. Trata-se de um processo sistemático que envolve três fases: a) PAM Inicial (planeamento das ações de melhoria); b) PAM Intermédio (avaliação intermédia/monitorização das ações de melhoria); c) PAM Final (avaliação das estratégias implementadas e dos resultados alcançados).
Em suma, o PAM está adaptado à realidade da organização escolar tendo em conta os recursos disponíveis e o horizonte temporal de um ano letivo.
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C. AVALIAÇÃO INTERNA (RELATÓRIO) | ||
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EQUIPA DE AUTOAVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO INTERNA (RELATÓRIO)
3.º PERÍODO / ANO LETIVO 2023-2024 (PLANO FINAL)
Com a Lei n.º 31/2002, de 20 de dezembro, a autoavaliação passa a ter um carácter obrigatório, permanente e assenta na análise do grau de concretização do Projeto Educativo, no nível de execução das atividades, no desempenho dos órgãos de administração e gestão das escolas, no sucesso escolar e da prática de uma cultura de colaboração entre os membros da comunidade educativa. Esta lei implica, ainda, que o processo de autoavaliação se conforme a padrões de qualidade devidamente certificados e contribua para compreender o processo de ensino e aprendizagem, refletir sobre as práticas, corrigir procedimentos, encontrar soluções e ganhar eficácia.
O presente documento pretende ir ao encontro das orientações emanadas pela alínea c) do ponto 2 do artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho que refere que “Relatório de autoavaliação o documento que procede à identificação do grau de concretização dos objetivos fixados no Projeto Educativo, à avaliação das atividades/medidas realizadas/desenvolvidas pelo agrupamento… e da sua organização e gestão, designadamente no que diz respeito aos resultados escolares e à prestação do serviço educativo”.
O presente relatório pretende igualmente analisar o desempenho do Agrupamento mediante a identificação de boas práticas (pontos fortes) e de fragilidades organizacionais (áreas de melhoria).
Pretende-se com esta ferramenta de gestão cultivar uma reflexão nos diferentes atores educativos numa busca incessante pela melhoria contínua da qualidade dos processos educativos e do sucesso escolar.
É sempre bom lembrar que a nossa missão é “ser uma instituição de ensino caraterizada pela qualidade do serviço educativo que presta, pelo sucesso escolar dos seus alunos, pelo rigor e disciplina, pela qualidade do seu ambiente interno, pela diversidade e qualidade das suas atividades e projetos, pela capacidade de mobilização e envolvimento da comunidade educativa e pelo grau de satisfação das famílias”.
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D. PLANO ANUAL DE ATIVIDADES (RELATÓRIO) | ||
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EQUIPA DE AUTOAVALIAÇÃO
PLANO ANUAL DE ATIVIDADES (RELATÓRIO)
3.º PERÍODO / ANO LETIVO 2023-2024
Para além da resposta ao que está determinado nos diversos diplomas legais esta avaliação pretende evidenciar os propósitos inseridos nos documentos estruturantes do agrupamento e a forma como as estruturas educativas deliberam intenções e pragmatizam as aprendizagens essências com atividades que conduzem a vivenciar e experimentar conhecimentos e capacidades. É importante que o Plano Anual de Atividades (PAA) expresse a profissionalismo docente como deliberativa e não meramente executora. O nosso PAA exemplifica uma vontade de diferenciação, adequação e flexibilização curriculares, procurando motivar os alunos, indo ao encontro dos seus interesses e trabalhando as suas diversidades. Demos mais alguns passos no sentido de construir uma comunidade profissional de aprendizagem. Persistimos na intenção de incrementar no seio da escola uma cultura colaborativa, baseada na confiança mútua e na ambição de melhorar continuamente.
Todas as atividades inscritas e que foram planificadas para serem realizadas no presente ano letivo serão objeto de análise nesta avaliação.
Para facilitar a leitura e análise das atividades realizadas serão estas apresentadas sob a forma de estatística, para permitir uma análise global da execução e avaliação das atividades. Desta forma a estruturação deste relatório é a seguinte:
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E |
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E. PLANO 21|23: ESCOLA+ (RELATÓRIO) | ||
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EQUIPA OPERACIONAL
PLANO 23|24: ESCOLA+ (RELATÓRIO)
3.º PERÍODO / ANO LETIVO 2023-2024 (PLANO FINAL) De acordo com o Plano 23|24 Escola+ foi aprovada uma série de medidas e ações com vista à recuperação das aprendizagens dos alunos dos ensinos básico e secundário, a ser desenvolvida nos anos letivos - 2021/2022, 2022/2023 e 2023/2024.
Foi também estabelecido que o Plano deverá ser avaliado, devendo-se efetuar um acompanhamento regular da sua implementação e operacionalização. Neste sentido, solicita-se a todas os AE/ENA que respondam a este questionário sobre a implementação de algumas ações específicas, para as quais os diversos serviços centrais do ME não dispõem, no presente momento, de informação consistente.
Plataforma Plano 21|23: Escola+ da Direção Geral da Educação (DGE)
https://escolamais.dge.mec.pt/
Plataforma Plano 23|24: Escola+ da Direção Geral da Educação (DGE)
https://escolamais.dge.medu.pt/
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F. PLANO DE AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DIGITAL DA ESCOLA (RELATÓRIO) | ||
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EQUIPA OPERACIONAL Com este relatório pretende-se demonstrar que o Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola define as grandes linhas orientadoras da ação educativa do Agrupamento sendo, por isso, um documento estruturante e estratégico que todos os responsáveis na ação educativa devem conhecer. Importante é também a sua divulgação junto de toda a comunidade educativa, o que contribuirá para a sua apropriação e consequente agregação em torno de objetivos comuns.
Por outro lado, sendo um instrumento que pretende ser um impulsionador da qualidade educativa, deve ser monitorizado e avaliado numa perspetiva formativa, utilizando a informação daí retirada para rever e melhorar a sua eficácia e a sua eficiência estratégica.
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G |
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G. PROJETO EDUCATIVO (RELATÓRIO) | ||
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EQUIPA DE AUTOAVALIAÇÃO Com este relatório do Projeto Educativo pretende-se dar prosseguimento ao trabalho realizado no Agrupamento de Escolas de Fronteira. Para tal, foram consideradas as referências positivas / oportunidades, o reconhecimento da comunidade educativa e os resultados internos e externos alcançados pelos professores / alunos. Sabemos, no entanto, que cada vez mais as tarefas são mais intrincadas. A preparação das crianças e dos jovens para os desafios que se avizinham são prioridades nesta renovada etapa. Esta alteração de paradigma exerce sobre todos nós uma pressão que teremos de orientar de forma a compreender aquilo que é preciso mudar e inovar e aquilo que temos de contrariar e preservar. É esse desafio que aceitamos, pois, também sabemos que a capacidade de lidar com a imprevisibilidade é uma das ferramentas essenciais para o sucesso. Neste relatório do projeto, apresentamos como resposta às questões que nos são colocadas a cooperação entre todos os intervenientes educativos ao invés da competição, fazendo jus à inclusão, valor maior no nosso Agrupamento. Só assim, reforçando o sentimento de pertença, poderemos continuar a proporcionar um bom clima de escola propiciador de aprendizagens significativas. Essa cooperação irá assentar num modelo em que para além das lideranças de topo, procuraremos que as lideranças intermédias, as equipas de trabalho com funções claras e operacionais, a partilha de responsabilidades e a assunção por todos de metas a atingir é uma condição fundamental para atingir as Linhas Orientadoras de Ação. A criação de um sistema de comunicação funcional e integrado é, por isso, encarado como pilar essencial da cultura de colaboração e de participação que se pretende promover. Ela suporta e reforça os processos identitários e de coesão ampliando o potencial de participação pelo acesso a informação relevante para o debate e a reflexão conjunta.
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AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE FRONTEIRA - Largo da Estação / 7460-103 Fronteira - Telefone: 245600130 / Telemóvel 1: 964386551 / Telemóvel 2: 964386560