Browse the glossary using this index

Special | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | ALL

A

Administrador Sistema

A. PLANEAMENTO ESTRATÉGICO (PLANEAMENTO)

by Administrador Sistema - Sunday, 21 January 2024, 6:10 PM
 
EQUIPA DE AUTOAVALIAÇÃO
PLANEAMENTO ESTRATÉGICO (PLANEAMENTO)
ANO LETIVO 2023-2024
 
Depois da realização da atividade de autoavaliação interna do Agrupamento, e após a construção do respetivo relatório, urge elaborar o Plano Estratégico, expressando neste as deliberações e as linhas sugeridas para fomentar a melhoria e trabalhar a excelência da instituição escolar.
 
As medidas deste Plano Estratégico estendem-se numa dimensão temporal que vai além de um ano letivo, abrangendo uma conjuntura programática que se prevê que tenha efeito e se concretize, portanto, ao longo de um considerável período de implementação. Desta forma, o atual plano aponta o desenvolvimento das ações para o decorrer do ano letivo de 2023-2024. Com este planeamento, possibilita-se uma concertada e eficiente forma de implementar as diversas ações pelos vários agentes responsáveis e constitui igualmente um modo de preparar a próxima intervenção de avaliação externa, previsivelmente em 2024-2025. Com esta dinâmica temporal, consegue-se estabelecer um calendário de momentos de autoavaliação interna com uma frequência sistemática de dezoito meses.
 
AUTOAVALIAÇÃO
 
Outra das grandes vantagens de um documento com um diverso e vasto conjunto de ações e iniciativas de melhoria dispersas no tempo é permitir uma maior responsabilização dos vários intervenientes, procurando, objetivamente, uma consolidação dos pontos fortes apresentados no relatório de autoavaliação/avaliação externa, e também, naturalmente, a realização das várias ações de melhoria. Estas podem revestir-se em formato de proposta concreta e operacional, ou em jeito de sugestão de princípios, ou ainda como forma de desencadear uma atitude de mudança e de reflexão, e ainda a criação de mecanismos de autorregulação das suas atividades e do seu funcionamento.
 
Este Plano Estratégico pretende atingir todos os agentes e todos os intervenientes no processo educativo que toma vulto no Agrupamento de Escolas, envolvendo-os e corresponsabilizando-os num dinamismo de melhoria. Ninguém poderá ser colocado à margem desta tarefa de melhorar o serviço e o funcionamento desta organização. Caberá ao órgão de gestão e demais órgãos intermédios decidir da validade e da aplicabilidade dessas linhas de atuação.
 
Consultar documento na integra

B

Administrador Sistema

B. PLANO DE AÇÕES DE MELHORIA (PLANEAMENTO / RELATÓRIO)

by Administrador Sistema - Monday, 19 August 2024, 2:32 PM
 
EQUIPAS OPERACIONAIS / EQUIPA DE AUTOAVALIAÇÃO
PLANO DE AÇÕES DE MELHORIA (PLANEAMENTO / RELATÓRIO)
3.º PERÍODO / ANO LETIVO 2023-2024 (PLANO FINAL)
 
O presente Plano de Ações de Melhoria (PAM) resulta do Relatório de Avaliação Externa 2014/2015 e da avaliação do PAM do ano letivo anterior.
 
O PAM foi elaborado pelos Coordenadores das Equipas Operacionais em articulação com a Equipa de Autoavaliação e a Direção e permitirá a definição de novas estratégias mobilizadoras da melhoria da organização escolar e das práticas profissionais, com repercussões na prestação do serviço educativo.
 
Este documento incorpora um conjunto de estratégias com a principal finalidade de melhorar o funcionamento e o desempenho da organização. Trata-se de um processo sistemático que envolve três fases: a) PAM Inicial (planeamento das ações de melhoria); b) PAM Intermédio (avaliação intermédia/monitorização das ações de melhoria); c) PAM Final (avaliação das estratégias implementadas e dos resultados alcançados).
 
 AUTOAVALIAÇÃO
 
Em suma, o PAM está adaptado à realidade da organização escolar tendo em conta os recursos disponíveis e o horizonte temporal de um ano letivo.
 
Consultar documento na integra

C

Administrador Sistema

C. AVALIAÇÃO INTERNA (RELATÓRIO)

by Administrador Sistema - Monday, 19 August 2024, 2:33 PM
 
EQUIPA DE AUTOAVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO INTERNA (RELATÓRIO)
3.º PERÍODO / ANO LETIVO 2023-2024 (PLANO FINAL)
  
Com a Lei n.º 31/2002, de 20 de dezembro, a autoavaliação passa a ter um carácter obrigatório, permanente e assenta na análise do grau de concretização do Projeto Educativo, no nível de execução das atividades, no desempenho dos órgãos de administração e gestão das escolas, no sucesso escolar e da prática de uma cultura de colaboração entre os membros da comunidade educativa. Esta lei implica, ainda, que o processo de autoavaliação se conforme a padrões de qualidade devidamente certificados e contribua para compreender o processo de ensino e aprendizagem, refletir sobre as práticas, corrigir procedimentos, encontrar soluções e ganhar eficácia.
 
O presente documento pretende ir ao encontro das orientações emanadas pela alínea c) do ponto 2 do artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho que refere que “Relatório de autoavaliação o documento que procede à identificação do grau de concretização dos objetivos fixados no Projeto Educativo, à avaliação das atividades/medidas realizadas/desenvolvidas pelo agrupamento… e da sua organização e gestão, designadamente no que diz respeito aos resultados escolares e à prestação do serviço educativo”.
 
AUTOAVALIAÇÃO
 
 
O presente relatório pretende igualmente analisar o desempenho do Agrupamento mediante a identificação de boas práticas (pontos fortes) e de fragilidades organizacionais (áreas de melhoria).
 
Pretende-se com esta ferramenta de gestão cultivar uma reflexão nos diferentes atores educativos numa busca incessante pela melhoria contínua da qualidade dos processos educativos e do sucesso escolar.
 
É sempre bom lembrar que a nossa missão é “ser uma instituição de ensino caraterizada pela qualidade do serviço educativo que presta, pelo sucesso escolar dos seus alunos, pelo rigor e disciplina, pela qualidade do seu ambiente interno, pela diversidade e qualidade das suas atividades e projetos, pela capacidade de mobilização e envolvimento da comunidade educativa e pelo grau de satisfação das famílias”.
 
Consultar documento na integra

D

João Polido

D. PLANO ANUAL DE ATIVIDADES (RELATÓRIO)

by João Polido - Monday, 19 August 2024, 2:34 PM
 
EQUIPA DE AUTOAVALIAÇÃO
PLANO ANUAL DE ATIVIDADES (RELATÓRIO)
3.º PERÍODO / ANO LETIVO 2023-2024
 
Para além da resposta ao que está determinado nos diversos diplomas legais esta avaliação pretende evidenciar os propósitos inseridos nos documentos estruturantes do agrupamento e a forma como as estruturas educativas deliberam intenções e pragmatizam as aprendizagens essências com atividades que conduzem a vivenciar e experimentar conhecimentos e capacidades. É importante que o Plano Anual de Atividades (PAA) expresse a profissionalismo docente como deliberativa e não meramente executora. O nosso PAA exemplifica uma vontade de diferenciação, adequação e flexibilização curriculares, procurando motivar os alunos, indo ao encontro dos seus interesses e trabalhando as suas diversidades. Demos mais alguns passos no sentido de construir uma comunidade profissional de aprendizagem. Persistimos na intenção de incrementar no seio da escola uma cultura colaborativa, baseada na confiança mútua e na ambição de melhorar continuamente.
 
PAA
 
Todas as atividades inscritas e que foram planificadas para serem realizadas no presente ano letivo serão objeto de análise nesta avaliação.
Para facilitar a leitura e análise das atividades realizadas serão estas apresentadas sob a forma de estatística, para permitir uma análise global da execução e avaliação das atividades. Desta forma a estruturação deste relatório é a seguinte:
    • Análise: Reforço.
    • Reflexão / Recomendação.

Consultar documento na integra


E

João Polido

E. PLANO 21|23: ESCOLA+ (RELATÓRIO)

by João Polido - Monday, 19 August 2024, 2:37 PM
 
EQUIPA OPERACIONAL
PLANO 23|24: ESCOLA+ (RELATÓRIO)
3.º PERÍODO / ANO LETIVO 2023-2024 (PLANO FINAL)
 
De acordo com o Plano 23|24 Escola+ foi aprovada uma série de medidas e ações com vista à recuperação das aprendizagens dos alunos dos ensinos básico e secundário, a ser desenvolvida nos anos letivos - 2021/2022, 2022/2023 e 2023/2024.
 
ESCOLA +
 
Foi também estabelecido que o Plano deverá ser avaliado, devendo-se efetuar um acompanhamento regular da sua implementação e operacionalização. Neste sentido, solicita-se a todas os AE/ENA que respondam a este questionário sobre a implementação de algumas ações específicas, para as quais os diversos serviços centrais do ME não dispõem, no presente momento, de informação consistente.
 
Plataforma Plano 21|23: Escola+ da Direção Geral da Educação (DGE)
https://escolamais.dge.mec.pt/
Plataforma Plano 23|24: Escola+ da Direção Geral da Educação (DGE)
https://escolamais.dge.medu.pt/
 
Consultar documento na integra

F

João Polido

F. PLANO DE AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DIGITAL DA ESCOLA (RELATÓRIO)

by João Polido - Monday, 19 August 2024, 2:46 PM
 

EQUIPA OPERACIONAL 
PLANO DE AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DIGITAL DA ESCOLA - PADDE (RELATÓRIO)
1.º PERÍODO / ANO LETIVO 2023-2024 (PLANO FINAL)

Com este relatório pretende-se demonstrar que o Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola define as grandes linhas orientadoras da ação educativa do Agrupamento sendo, por isso, um documento estruturante e estratégico que todos os responsáveis na ação educativa devem conhecer. Importante é também a sua divulgação junto de toda a comunidade educativa, o que contribuirá para a sua apropriação e consequente agregação em torno de objetivos comuns.
 
 
Por outro lado, sendo um instrumento que pretende ser um impulsionador da qualidade educativa, deve ser monitorizado e avaliado numa perspetiva formativa, utilizando a informação daí retirada para rever e melhorar a sua eficácia e a sua eficiência estratégica.
 
Consultar documento na integra

G

João Polido

G. PROJETO EDUCATIVO (RELATÓRIO)

by João Polido - Monday, 19 August 2024, 2:39 PM
 

EQUIPA DE AUTOAVALIAÇÃO
PROJETO EDUCATIVO (RELATÓRIO ANUAL)
3.º PERÍODO / ANO LETIVO 2023-2024

Com este relatório do Projeto Educativo pretende-se dar prosseguimento ao trabalho realizado no Agrupamento de Escolas de Fronteira. Para tal, foram consideradas as referências positivas / oportunidades, o reconhecimento da comunidade educativa e os resultados internos e externos alcançados pelos professores / alunos.

Sabemos, no entanto, que cada vez mais as tarefas são mais intrincadas. A preparação das crianças e dos jovens para os desafios que se avizinham são prioridades nesta renovada etapa. Esta alteração de paradigma exerce sobre todos nós uma pressão que teremos de orientar de forma a compreender aquilo que é preciso mudar e inovar e aquilo que temos de contrariar e preservar. É esse desafio que aceitamos, pois, também sabemos que a capacidade de lidar com a imprevisibilidade é uma das ferramentas essenciais para o sucesso.

 
RELATORIO PE
 
Neste relatório do projeto, apresentamos como resposta às questões que nos são colocadas a cooperação entre todos os intervenientes educativos ao invés da competição, fazendo jus à inclusão, valor maior no nosso Agrupamento. Só assim, reforçando o sentimento de pertença, poderemos continuar a proporcionar um bom clima de escola propiciador de aprendizagens significativas. Essa cooperação irá assentar num modelo em que para além das lideranças de topo, procuraremos que as lideranças intermédias, as equipas de trabalho com funções claras e operacionais, a partilha de responsabilidades e a assunção por todos de metas a atingir é uma condição fundamental para atingir as Linhas Orientadoras de Ação. A criação de um sistema de comunicação funcional e integrado é, por isso, encarado como pilar essencial da cultura de colaboração e de participação que se pretende promover. Ela suporta e reforça os processos identitários e de coesão ampliando o potencial de participação pelo acesso a informação relevante para o debate e a reflexão conjunta.
 
Consultar documento na integra