Consulte o glossário usando este índice

Especial | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | TODOS

G

João Polido

G. PROJETO EDUCATIVO (RELATÓRIO)

por João Polido - segunda-feira, 19 de agosto de 2024 às 14:39
 

EQUIPA DE AUTOAVALIAÇÃO
PROJETO EDUCATIVO (RELATÓRIO ANUAL)
3.º PERÍODO / ANO LETIVO 2023-2024

Com este relatório do Projeto Educativo pretende-se dar prosseguimento ao trabalho realizado no Agrupamento de Escolas de Fronteira. Para tal, foram consideradas as referências positivas / oportunidades, o reconhecimento da comunidade educativa e os resultados internos e externos alcançados pelos professores / alunos.

Sabemos, no entanto, que cada vez mais as tarefas são mais intrincadas. A preparação das crianças e dos jovens para os desafios que se avizinham são prioridades nesta renovada etapa. Esta alteração de paradigma exerce sobre todos nós uma pressão que teremos de orientar de forma a compreender aquilo que é preciso mudar e inovar e aquilo que temos de contrariar e preservar. É esse desafio que aceitamos, pois, também sabemos que a capacidade de lidar com a imprevisibilidade é uma das ferramentas essenciais para o sucesso.

 
RELATORIO PE
 
Neste relatório do projeto, apresentamos como resposta às questões que nos são colocadas a cooperação entre todos os intervenientes educativos ao invés da competição, fazendo jus à inclusão, valor maior no nosso Agrupamento. Só assim, reforçando o sentimento de pertença, poderemos continuar a proporcionar um bom clima de escola propiciador de aprendizagens significativas. Essa cooperação irá assentar num modelo em que para além das lideranças de topo, procuraremos que as lideranças intermédias, as equipas de trabalho com funções claras e operacionais, a partilha de responsabilidades e a assunção por todos de metas a atingir é uma condição fundamental para atingir as Linhas Orientadoras de Ação. A criação de um sistema de comunicação funcional e integrado é, por isso, encarado como pilar essencial da cultura de colaboração e de participação que se pretende promover. Ela suporta e reforça os processos identitários e de coesão ampliando o potencial de participação pelo acesso a informação relevante para o debate e a reflexão conjunta.
 
Consultar documento na integra