Consulte o glossário usando este índice

Especial | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | TODOS

F

João Polido

F. A ESCOLA, O MEIO ENVOLVENTE E A CIDADANIA (PLANEAMENTO)

por João Polido - sexta-feira, 4 de outubro de 2024 às 15:52
 
EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA
A ESCOLA, O MEIO ENVOLVENTE E A CIDADANIA (PLANEAMENTO)
Ação Estratégica de Intervenção (AEI4)
 
No Agrupamento de Escolas de Fronteira, a componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento, será abordada tendo em consideração os seguintes pressupostos comuns, não obstante a existência de diversos ciclos de ensino:
    • Decorre de práticas sustentadas no tempo e não de meras intervenções pontuais.
    • Está integrada no currículo, nas atividades letivas e não-letivas, nas práticas diárias da vida escolar e sua articulação com a comunidade.
    • Assenta em práticas educativas que promovem a inclusão.
    • Apoia-se no desenvolvimento profissional contínuo dos e das docentes.
    • Envolve alunos e alunas em metodologias ativas e oferece oportunidades de desenvolvimento de competências pessoais e sociais.
    • Está integrada nas políticas e práticas da escola democrática envolvendo toda a comunidade escolar.
    • Promove o bem-estar e a saúde individual e coletiva.
    • Envolve o trabalho em parceria com as famílias e as comunidades.
    • Está alinhada com as especificidades de alunos e as prioridades da comunidade educativa.
    • Apoia-se na monitorização e avaliação de forma a garantir efetividade e participação.
Essencialmente a abordagem da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento terá como objetivos:
    • Desenvolver competências pessoais e sociais.
    • Promover pensamento crítico.
    • Desenvolver competências de participação ativa.
    • Desenvolver conhecimentos em áreas não formais.
Na prossecução desses objetivos presume-se a possibilidade de criação de uma nova atitude face à escola, consubstanciada em modos diferentes de ser e estar que proporcionarão a formação de uma atitude cívica individual (identidade cidadã, autonomia individual, direitos humanos), bem como beneficiará o relacionamento interpessoal (comunicação, diálogo) e o relacionamento social e intercultural (democracia, desenvolvimento humano sustentável, globalização e interdependência, paz e gestão de conflitos).
 
AEi4
 
O processo contempla uma forma flexível de organização das turmas e constitui uma das principais medidas da Educação para a Cidadania do Agrupamento.
 
Consultar documento na integra