F. A ESCOLA, O MEIO ENVOLVENTE E A CIDADANIA (PLANEAMENTO)
por João Polido - sexta-feira, 4 de outubro de 2024 às 15:52
EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA
A ESCOLA, O MEIO ENVOLVENTE E A CIDADANIA (PLANEAMENTO)
Ação Estratégica de Intervenção (AEI4)
No Agrupamento de Escolas de Fronteira, a componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento, será abordada tendo em consideração os seguintes pressupostos comuns, não obstante a existência de diversos ciclos de ensino:
Decorre de práticas sustentadas no tempo e não de meras intervenções pontuais.
Está integrada no currículo, nas atividades letivas e não-letivas, nas práticas diárias da vida escolar e sua articulação com a comunidade.
Assenta em práticas educativas que promovem a inclusão.
Apoia-se no desenvolvimento profissional contínuo dos e das docentes.
Envolve alunos e alunas em metodologias ativas e oferece oportunidades de desenvolvimento de competências pessoais e sociais.
Está integrada nas políticas e práticas da escola democrática envolvendo toda a comunidade escolar.
Promove o bem-estar e a saúde individual e coletiva.
Envolve o trabalho em parceria com as famílias e as comunidades.
Está alinhada com as especificidades de alunos e as prioridades da comunidade educativa.
Apoia-se na monitorização e avaliação de forma a garantir efetividade e participação.
Essencialmente a abordagem da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento terá como objetivos:
Desenvolver competências pessoais e sociais.
Promover pensamento crítico.
Desenvolver competências de participação ativa.
Desenvolver conhecimentos em áreas não formais.
Na prossecução desses objetivos presume-se a possibilidade de criação de uma nova atitude face à escola, consubstanciada em modos diferentes de ser e estar que proporcionarão a formação de uma atitude cívica individual (identidade cidadã, autonomia individual, direitos humanos), bem como beneficiará o relacionamento interpessoal (comunicação, diálogo) e o relacionamento social e intercultural (democracia, desenvolvimento humano sustentável, globalização e interdependência, paz e gestão de conflitos).
O processo contempla uma forma flexível de organização das turmas e constitui uma das principais medidas da Educação para a Cidadania do Agrupamento.