• Documentos Estruturantes

      O Glossário “DOCUMENTOS ESTRUTURANTES” é o espaço onde é possível consultar os documentos elementares / complementares na autonomia do Agrupamento. Assim, poderá conhecer: o PROJETO EDUCATIVO, o REGULAMENTO INTERNO, o PLANO ANUAL DE ATIVIDADES e o Relatório referente à “AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS - IGEC”.

    • AÇÕES EM DESENVOLVIMENTO

      O Glossário “AÇÕES / MEDIDAS EM DESENVOLVIMENTO” é o espaço onde é possível consultar os Ações / Medidas Educativas implementadas no Agrupamento e no âmbito do TEIP4. Assim, poderá conhecer: o "PLANO DE AÇÃO TEIP4", a Ação / Medida  "APRENDEMOS JUNTOS (PAC7)", a Ação / Medida  “APRENDER MATEMÁTICA”, a ação / Medida  “APRENDER PORTUGUÊS”, a Ação / Medida “CIENCIALIZA-TE - CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS” e a Ação / Medida “A ESCOLA, O MEIO ENVOLVENTE E A CIDADANIA”.

    • PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO

      No Glossário "AVALIAÇÃO INTERNA" os resultados escolares apresentados são um ponto de partida para uma reflexão e análise do trabalho desenvolvido, visando compilar e sistematizar os dados disponíveis nos diferentes ciclos de ensino, bem como estabelecer comparações com os dados recolhidos em anos letivos transatos.

    • SVP

      O Glossário "SUPERVISÃO PEDAGÓGICA" apresenta esta medida numa perspetiva de escola, enquanto comunidade aprendente, visa o acompanhamento, a dinamização e desenvolvimento qualitativo da escola e de todos os que nela trabalham, através da interação de aprendizagens individuais e coletivas, permitindo criar espaços e oportunidades para a construção do conhecimento e partilha de experiências.
      Nesta base pretende-se que cada docente partilhe boas práticas e realize reuniões de reflexão, contribuindo, desta forma, para a divulgação do trabalho colaborativo efetivado no Agrupamento..

    • PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO

      O Glossário AUTOAVALIAÇÃO” é o espaço onde é possível conhecer os procedimentos implementados pela Equipa de Autoavaliação na monitorização das práticas educativas no Agrupamento. Assim, poderá conhecer: o PLANEAMENTO ESTRATÉGICO, o PLANO DE AÇÕES DE MELHORIA (PAM – Inicial – Intermédio - Final) e o RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO INTERNA.

Notícias gerais e anúncios

CONTRATAÇÃO DE ESCOLA 2024 - 2025

por Administrador Sistema -

CONTRATAÇÃO DE ESCOLA
Ano Letivo 2024 – 2025

 

  • GR510: Físico-Química (2024.09.09)
  • TÉCNICO ESPECIALIZADO: Psicologia (2024.10.02)
  • GR250: Educação Musical (2024.09.11)
  • GR510: Educação Moral Religiosa Católica (2024.09.11)

NOTA INFORMATIVA SOBRE MANUAIS ESCOLARES 2024

por Administrador Sistema -

Nota Informativa sobre Manuais Escolares 2024

À semelhança dos anos letivos anteriores, a aquisição dos manuais irá ocorrer mediante requisição de um vale na plataforma eletrónica MEGA (https://manuaisescolares.pt/). Para esta emissão está previsto o seguinte calendário:

  • A partir de 1 de agosto - 1º ciclo e 9º ano
  • A partir de 8 de agosto - 5º, 6º, 7º e 8º anos
  • A partir de 13 de agosto - 10º, 11º e 12º anos

Dependendo da indicação do vale, o Encarregado de Educação deve dirigir-se a uma livraria aderente ou à escola para poder resgatar os manuais escolares a que aluno tem direito.
No entanto, para que este processo decorra sem problemas e atempadamente, alertam-se os E.E. para três aspetos que passamos a citar:

  • O manual escolar que lhe será entregue deve ser devolvido no final do ano letivo em condições de reutilização do mesmo no ano letivo seguinte, inclusive com todos apontamentos devidamente apagados. Caso o E.E. opte por ficar com o manual paga à escola o custo do mesmo no final do ano letivo.
  • Não é da responsabilidade da escola a aquisição de quaisquer outros livros que não os manuais escolares (exemplo: cadernos de atividades).
  • Caso o seu Educando tenha manuais para devolver à escola, no presente ano letivo, deve fazê-lo até ao dia 19 de julho ou pagá-los até à mesma data, caso opte por ficar com eles. De acordo com o artigo 157º do OE2024, que a seguir se transcreve, no presente ano letivo o 1º ciclo está isento de qualquer devolução, ficando a mesma adiada para o ano letivo seguinte.
    • 1 - No ano letivo de 2023-2024, em derrogação do disposto na alínea a) do n.º 4 do artigo 5.º da Lei n.º 47/2006, de 28 de agosto, na sua redação atual, os alunos do 1.º ciclo do ensino básico ficam isentos de devolver os manuais escolares no final do presente ano letivo, devendo a sua devolução ocorrer no ano letivo seguinte.
    • 2 - No início do ano letivo de 2024-2025 são distribuídos gratuitamente manuais escolares novos a todos os alunos do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública do Ministério da Educação.

Se alguma destas situações anteriores não vier a acontecer em tempo útil ou caso devolva o manual e este não estiver em condições de ser reutilizado, o aluno ficará com o seu vale ou parte dele, inibido para o ano letivo seguinte.
Todos estes esclarecimentos não dispensam consulta do Despacho nº 921/2019 de 24 de janeiro. Qualquer dúvida que subsista, relativa a este assunto, deve tentar esclarecer junto dos serviços administrativos da Escola.

 

COMPUTADORES "ESCOLA DIGITAL" – DESBLOQUEIO DO SISTEMA CUCO

por Administrador Sistema -
Computadores “Escola Digital” – Desbloqueio do Sistema CUCo
Alunos / Docentes / Encarregados de Educação
 
Alguns PC's ao terem sido revertidos para o sistema de fábrica, passaram a apresentar um bloqueio de proteção CUCO ao iniciar (ecrã azul).
Para ultrapassar tal questão técnica enviamos, em anexo, um documento com instruções práticas.
 
Agradecemos a compreensão para a situação, à qual somos completamente alheios.

PROGRAMA ESCOLA DIGITAL

por João Polido -
AOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO
PROJETO "ESCOLA DIGITAL"
 
Para cumprimento do Programa do XXII Governo Constitucional, e com vista a alcançar a meta da “Universalização da Escola Digital”, o Ministério da Educação implementará, a partir do corrente ano letivo, medidas que permitirão incrementar esta estratégia, faseadamente.
 
O programa Escola Digital assenta em quatro pilares (equipamentos, conetividade, capacitação dos professores e recursos pedagógicos digitais), dos quais aqui se destacam o acesso a equipamentos e a conetividade.
 
A nível infraestrutural, as escolas públicas serão dotadas de computadores, conetividade e licenças de software, que começam a chegar às escolas públicas de forma progressiva.
Num primeiro momento será dada particular atenção aos alunos abrangidos por apoios no âmbito da Ação Social Escolar, iniciando-se com os alunos do escalão A e B que frequentam o ensino básico, priorizando aqueles que não têm acesso a equipamentos eletrónicos em casa.
 
A Secretaria-Geral da Educação e Ciência (SGEC) é a entidade responsável pelo fornecimento dos equipamentos ao Agrupamentos de Escolas de Fronteira (AEF) que, por sua vez, ficam encarregues de ceder aos alunos o direito de utilização temporária e gratuita de equipamentos informáticos, conetividade e serviços conexos, no âmbito da execução da medida «Universalização da Escola Digital», na qualidade de comodatários.
 
Este processo requer a entrega do equipamento na sede do Agrupamento de Escolas de Fronteira (Escola Básica Frei Manuel Cardoso), a assinatura de um Acordo de Cooperação sobre a utilização de equipamentos informáticos, entre os respetivos AE/ENA e a SGEC, bem como a assinatura de um Auto de Entrega pelo Encarregado de Educação do aluno a quem for cedido o kit.
 
Cada kit é composto por um computador portátil, auscultadores com microfone, uma mochila, um hotspot e um cartão SIM, que garante a conetividade a partir de qualquer ponto do país (pressupondo uma utilização responsável de dados móveis). Foram definidos três tipos de computador: 1) 1º ciclo do ensino básico; 2) 2º e 3º ciclos do ensino básico; e 3) ensino secundário. Os tipos de equipamentos foram ajustados às necessidades de utilização expectável de cada nível educativo em contexto de aprendizagem.
 
O Agrupamento de Escolas de Fronteira solicita a devolução de equipamentos informáticos, conetividade e serviços conexos, nas seguintes situações:
    1. Quando os alunos tenham completado o ciclo ou nível de ensino a que se destinam os equipamentos a fornecer ou a escolaridade obrigatória;
    2. Nas situações de transferências de alunos para outro AE/EnA distinto do 2.º outorgante;
    3. Em caso de aplicação de medidas disciplinares sancionatórias aos alunos que determinem a «transferência de escola» ou a «expulsão da escola».
Nos casos previstos no número anterior, a devolução dos equipamentos informáticos, conetividade e serviços conexos pelo EE ou pelo aluno deve ocorrer através da entrega dos mesmos nas instalações da sede do AE/EnA no prazo máximo de uma semana, após a verificação dos factos aí descritos.
 
O Encarregado de Educação/Aluno (comodatário) obriga-se a zelar pela conservação dos bens e equipamentos que lhe são cedidos por comodato (empréstimo), devendo restituí-los no fim do período indicado nos pontos anteriores nas condições que resultam de um uso responsável e prudente, sob pena do acionamento de obrigações contratualmente previstas por perda ou deterioração dos bens e equipamentos.
 
O Encarregado de Educação/Aluno (comodatário) obriga-se, ainda, a suportar todas as despesas devidas pela recuperação dos bens ou equipamentos sempre que os danos advenham de mau uso ou negligência na sua conservação.
 
CONSULTAR MAIS "NOTÍCIAS GERAIS E ANÚNCIOS"...

Disciplinas disponíveis

Espaço reservado aos Membros da Equipa da Direção do Agrupamento de Escolas de Fronteira

(OPERACIONALIZAÇÃO >> ORGANIZAÇÃO [Impacto Direto])

Espaço reservado aos Membros do Conselho Pedagógico do Agrupamento de Escolas de Fronteira

(OPERACIONALIZAÇÃO >> ORGANIZAÇÃO [Impacto Direto])

Espaço reservado aos Coordenadores de Departamento do Agrupamento de Escolas de Fronteira

(OPERACIOANLIZAÇÃO >> ORGANIZAÇÃO [Impacto Direto])

Espaço reservado ao Coordenador dos Diretores de Turma do Agrupamento de Escolas de Fronteira

(OPERACIONALIZAÇÃO >> ORGANIZAÇÃO [Impacto Direto])

Espaço reservado ao Coordenador da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva do Agrupamento de Escolas de Fronteira

(OPERACIONALIZAÇÃO >> ORGANIZAÇÃO [Impacto Direto])

Espaço reservado ao Coordenador da Autonomia e Flexibilidade Curricular do Agrupamento de Escolas de Fronteira

(OPERACIONALIZAÇÃO >> ORGANIZAÇÃO [Impacto Direto])

Espaço reservado ao Mediador da Cidadania e Desenvolvimento do Agrupamento de Escolas de Fronteira

(OPERACIONALIZAÇÃO >> ORGANIZAÇÃO [Impacto Direto])

Espaço reservado ao Coordenador das Atividades de Complemento Curricular do Agrupamento de Escolas de Fronteira

(OPERACIONALIZAÇÃO >> ORGANIZAÇÃO [Impacto Direto])

Espaço reservado ao Professor Bibliotecário do Agrupamento de Escolas de Fronteira

(OPERACIONALIZAÇÃO >> ORGANIZAÇÃO [Impacto Direto])

Espaço reservado ao Coordenador da Supervisão Pedagógica do Agrupamento de Escolas de Fronteira

(OPERACIONALIZAÇÃO >> ORGANIZAÇÃO [Impacto Indireto])

Espaço reservado ao Coordenador da Equipa de Autoavaliação do Agrupamento de Escolas de Fronteira

(OPERACIONALIZAÇÃO >> ORGANIZAÇÃO [Impacto Indireto])

Espaço reservado aos Membros da Equipa da Ação Estratégica de Intervenção 1 (AEI1) do Agrupamento de Escolas de Fronteira

(OPERACIONALIZAÇÃO >> IMPLEMENTAÇÃO [Impacto Direto])

Espaço reservado aos Membros da Equipa da Ação Estratégica de Intervenção 2 (AEI2M) do Agrupamento de Escolas de Fronteira

(OPERACIONALIZAÇÃO >> IMPLEMENTAÇÃO [Impacto Direto])

Espaço reservado aos Membros da Equipa da Ação Estratégica de Intervenção 2 (AEI2P) do Agrupamento de Escolas de Fronteira

(OPERACIONALIZAÇÃO >> IMPLEMENTAÇÃO [Impacto Direto])

Espaço reservado aos Membros da Ação Estratégica de Intervenção (AEI3) do Agrupamento de Escolas de Fronteira

(OPERACIONALIZAÇÃO >> IMPLEMENTAÇÃO [Impacto Direto])

Espaço reservado ao Professor Tutor do Agrupamento de Escolas de Fronteira (Apoio Tutorial Específico).

(OPERACIONALIZAÇÃO >> ORGANIZAÇÃO [Impacto Direto])

Espaço reservado ao Terapeuta da Fala do Agrupamento de Escolas de Fronteira (Apoio em Terapia da Fala).

(OPERACIONALIZAÇÃO >> ORGANIZAÇÃO [Impacto Direto])

Espaço reservado ao Professor Tutor do Agrupamento de Escolas de Fronteira (Programa de Mentoria).

(OPERACIONALIZAÇÃO >> ORGANIZAÇÃO [Impacto Direto])

O ESPAÇO ALUNO E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO é o sítio destinado aos alunos, pais e encarregados de educação da Instituição, onde é possível obter informações escolares e serviços de seu interesse. Neste espaço poderá consulta Turmas, Horários Escolares, Planificações Anuais, Critérios de Avaliação e ainda, colocar Dúvidas e Sugestões.

O ESPAÇO PROFESSOR é o sítio destinado aos alunos, pais e encarregados de educação da Instituição, onde é possível obter informações escolares e serviços de seu interesse. Neste espaço poderá consulta Turmas, Horários Escolares, Planificações Anuais, Critérios de Avaliação e ainda, colocar Dúvidas e Sugestões.

O ESPAÇO PESSOAL NÃO DOCENTE é o sítio destinado aos funcionários e comunidade educativa, onde é possível obter informações escolares e serviços de seu interesse. Neste espaço poderão ainda, colocar Dúvidas e Sugestões.

Espaço Biblioteca Escolar

(ESPAÇO ABERTO A VISITANTES)